5 Dicas de Layout Que Favorecem o SEO da Sua Página

É comum dentro do universo do marketing digital a busca por um layout que atraia tanto os usuários, quanto um bom desempenho no SEO. Afinal, de nada adianta ter um site visualmente bem estruturado, mas que não seja visível ao público ou ser bem ranqueado, mas não conseguir mantê-lo na página por falta de organização e clareza.

O usuário busca agilidade em sua navegação, por isso dificilmente permanece na página quando não encontra o que procura rapidamente. Isso faz com que seu índice de rejeição aumente e portanto, seu desempenho diminua.

Em vista disso, decidimos dividir algumas dicas que aplicamos e que nos auxiliam no desempenho visual e estratégico das páginas. Dessa forma, vamos unir, literalmente, o útil ao agradável.

Hierarquia da informação

Um dos princípios fundamentais para o entendimento do conteúdo de uma página, tanto pelos usuários, quanto pelas maquinas, é a hierarquia da informação.

Conjuntos de informações muito parecidas nos impedem de tomar decisões rápidas, pois exigem prestar determinada atenção em cada uma delas para assimilar o que queremos.

A hierarquia nos permite compreender de forma simples quais as informações mais importantes e qual o assunto principal. Além disso, ela ajuda a determinar o fluxo de leitura do usuário, considerando que nossa atenção é atraída primeiramente pelos elementos que se destacam.

Podemos aplicar este conceito utilizando cores, tamanhos, formas, tipografias e trabalhando fluxos de leitura.

Abaixo vemos um exemplo de site com boa hierarquia:

Exemplo de layout com hierarquia boa.

Legibilidade e leiturabilidade

Dois aspectos fundamentais para a compreensão de informações textuais são a legibilidade e a leiturabilidade.

A legibilidade diz respeito a capacidade de distinguir uma letra da outra e assim compreender mais rapidamente as palavras. Já a leiturabilidade está relacionada ao conforto visual e a facilidade de leitura.

Para fornecer uma navegação mais intuitiva o conteúdo da página deve estar claro ao usuário, dessa forma não exigindo muito esforço para ser identificado.

Os principais influenciadores destes aspectos são a tipografia, a relação de sua cor com o background escolhido e os espaçamentos das sentenças, assim como podemos ver abaixo:

Exemplo de layout com boa legibilidade e laiturabilidade.

Usabilidade

A usabilidade busca fornecer uma navegação simples e objetiva, ou seja, se trata da facilidade com que o usuário executa uma tarefa.

Quando tratamos deste aspecto, menos é mais. Assim sendo, evite menus muito extensos, com subdivisões e níveis variados, pois isto confunde o usuário e acaba não o incentivando a tomar alguma atitude.

Identifique quais as principais ações que devem ser executadas pelos usuários e priorize-as através de botões ou banners.

Quanto menos páginas houverem para que seu cliente chegue no objetivo final (realizar uma compra, entrar em contato, etc.), mais agradável se tornara a navegação.


Uso de web fonts

Antigamente o uso de tipografias na web era limitado. Os layouts ficavam a mercê da compatibilidade entre a fonte usada no site e as presentes no computador. Para criar títulos e textos diferenciados, fazia-se o uso de imagens, assim as formas poderiam ser mantidas em qualquer computador.

Hoje as web fonts nos proporcionam uma maior liberdade de criação, o que nos permite executar um layout mais criativo e de diferentes estéticas sem precisar utilizar imagens, permitindo que os mecanismos de buscas leiam o conteúdo.

Existem diversas plataformas de web fonts com acervos vastos e diversos de tipografias. O MyFonts, por exemplo, é uma plataforma paga que oferece cerca de 130.000 opções. Já o Google Fonts oferece mais de 900 familias tipográficas gratuitas.


Responsividade

A falta de um layout responsivo é um dos principais motivos de perda de clientes online.

Com o aumento do uso de smartphones e tablets, a responsividade é essencial para que o usuário se sinta confortável na sua página em qualquer dispositivo.

Segundo dados do Google Think Insights, se um usuário acessar sua página via dispositivo móvel e não encontrar o que procura, há 61% de chances de ele desistir e partir para outro site.

Além deste dado, desde 2015 a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornou um fator de classificação na Google, influenciando diretamente na sua posição dentro do mecanismo de busca.

Você pode ler mais sobre o assunto no artigo que escrevemos sobre sites responsivos!


Aplicando essas dicas básicas dificilmente suas páginas terão problemas com layout. 

Lembre-se sempre de pensar nas atitudes do publico alvo e de traçar um percurso para ele. Medir suas métrica e aceitação das páginas também é essencial para saber se o layout esta sendo eficaz. 

Se precisar de uma mão para saber o que seu site precisa pra melhorar, entre em contato com a gente!

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