Criar site em HTML ou CMS?

código html

Qual a melhor maneira de criar um site? O HTML e o CMS proporcionam diversas possibilidades de execução e manutenção de uma página web, mas qual deles é o mais indicado para o seu negócio?

HTML

Utilizado como a linguagem de programação base da internet, o HTML foi criado para ser de fácil entendimento para humanos e para máquinas, como sistemas de busca.

O HTML funciona a base de linhas de códigos que contém marcações chamadas de tags. Estas visam determinar a aparência e função de cada elemento da página.

Dados da W3Thecs mostram que, hoje, cerca de 85% de todos os sites utilizam o HTML.

Quando usar?

Ao utilizar somente o HTML para a construção de um site, o programador consegue criar apenas sites estáticos. Por isso a maioria aparece acompanhado de outras linguagens, como o CSS e o Javascript.

Assim sendo, a manutenção de um HTML exige quase sempre a necessidade de um programador, o que torna sua atualização mais dependente.

Portanto, o uso do HTML é recomendado para empresas que não buscam atualizações constantes em suas páginas.

Vantagens

  • Produz sites mais leves, dessa forma deixando as páginas mais rápidas e melhorando a navegação do usuário.
  • Dispensa a necessidade de plug-ins.

CMS

O CMS possibilita a construção de sites sem grande conhecimento em programação. Desse modo, ele tem como objetivo facilitar a criação e edição da página web.

Constantemente esse sistema é muito utilizado por permitir a mudança de aparência do site através de temas prontos, assim como a possibilidade de inserir múltiplas funções através de plug-ins.

Hoje temos no mercado diversas opções de sistemas de gerenciamento de conteúdo, sendo os principais o WordPress e o Joomla. Baseados na linguagem de programação PHP, ambos possuem sistema de código aberto para criação de sites, blogs, entre outros, assim possibilitando seu uso gratuito.

Quando usar?

Por conta de sua praticidade de inclusão e edição de conteúdo, o CMS se torna a melhor opção para portais, onde o fluxo de novas informações é constante.

Se você deseja divulgar fotos e novidades sobre seu negócio, fazendo links com redes sociais, essa é a ferramenta ideal. Assim como sites que trabalham com ambientes internos que exigem cadastro e login de usuários.

Vantagens

  • Por ser prático, otimiza o tempo de gerenciamento do conteúdo do site.
  • Possibilidade de inserir funcionalidades por plug-ins.

Independentemente do tipo de sistema escolhido para o desenvolvimento do site, é de extrema importância que a empresa trabalhe em parceria com o desenvolvedor para garantir melhor eficiência e crescimento do negócio. Para conhecer um pouco mais vantagens e qual é o mais adequado pra você, entre em contato conosco!

WhatsApp chat