Sites responsivos, o que são?

Sites Responsivos

O que são os sites responsivos? Se você já teve algum contato com design ou marketing digital com certeza já ouviu esse termo antes.

O site responsivo não é uma novidade, embora esteja chamando grande atenção por conta do crescimento e disponibilidade de dispositivos móveis com acesso à internet. Tendo uma grande gama de aparelhos com conexão a internet, encontramos também diversos tamanhos e resoluções de tela.

Aparelhos Móveis

Frente a essa imensa gama de novas possibilidades, os sites responsivos foram uma solução encontrada pela área de web design para otimizar a navegação dos usuários.

Hoje, os sites responsivos influenciam até mesmo a posição dos sites em mecanismos de busca. Em 2015, o Google lançou a campanha #MobileMadness, que fez com que a compatibilidade com dispositivos se tornasse um fator na classificação dentro do site.

Todos deveriam ter sites responsivos?

Então, como saber se sua empresa necessita um site responsivo? Antes de mais nada, vamos a alguns dados:

  • De acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV–SP), em abril de 2018 o Brasil contava com cerca de 220 milhões de smartphones, numero superior a quantidade de pessoas no país.
  • Um estudo da GSMA, registrou que 59% dos acessos à Internet na América Latina em 2016 foram através de smartphones.
  • Dados da 37º edição do Webshoppers, estudo promovido pela Ebit, mostram que em 2017 o e-commerce faturou R$ 47,7 bilhões, onde 27,3% das vendas foram realizadas através de dispositivos móveis.
  • Sete em cada 10 usuários que acessam via celular esperam no máximo 5 segundos a página abrir.

Diante esses dados, podemos ver que sua empresa pode estar perdendo cerca de 30% de seus clientes por falta de um layout responsivo de qualidade. Atualmente, o usuário exige dinamicidade em sua navegação assim, abandonando páginas por conta da velocidade de carregamento ou da dificuldade de navegação.

Vantagens dos e-commerces responsivos

Em vista dos fatos apresentados torna-se extremamente aconselhável o uso de sites responsivos, principalmente para plataformas de e-commerce e vendas online. Observe as vantagens:

  • Atendimento adaptado

Com o layout responsivo, seu site consegue atender o público em qualquer hora do dia. Assim, o cliente pode acessa-lo no ônibus, no trabalho e até mesmo na televisão da sala.

  • Melhor usabilidade e navegação

Os sites responsivos moldam proporcionalmente os botões e textos da plataforma. Dessa forma o usuário não precisa ficar ampliando a tela para acessá-los. Esta é uma peça muito importante quando tratamos do público idoso ou com problemas de visão.

  • Maior interação

Um layout próprio para dispositivos móveis possibilita ao usuário maior interação entre os aplicativos. Com botões apropriados ele consegue compartilhar informações diretamente de sua página para redes sociais, gerando maior alcance e tráfego.

  • Mais vendas

Assim, as vantagens listadas acima incentivam seus visitantes a se tornarem clientes. Juntamente com as estratégias de Inbound Marketing, o site responsivo pode aumentar muito seu número de vendas.

Como ter um site responsivo?

Por sua dinamicidade, uma das principais dificuldades dos sites responsivos é a necessidades criar diversos layouts para diferentes dispositivo.

Felizmente, as evoluções na área de web design e as ferramentas de criação de sites, melhoraram muito a realidade e execução dos layouts.

Caso você precise de um layout responsivo ou melhorar a performance da sua interface, mande um e-mail pra gente. Ajudamos a tornar seu site ideal para navegação e assim trazer cada vez mais clientes!

Etiquetas: , , ,

WhatsApp chat